POR UM FELIZ ANO NOVO: ESPERANÇA
"Abraão, contra toda esperança, em esperança creu..."
– Romanos 4:18
Estamos chegando ao final de mais um ano.
É geralmente nesse período que os votos e desejos de um ano novo feliz e próspero são feitos. As pessoas, por força do hábito ou com reais boas intenções, trocam cortesias e generosidades, na expectativa de que o ano que se inicia seja melhor, mais alegre e menos sofrido.
Contudo, ao olhar para o cenário ao nosso redor, percebemos grandes desafios. Ainda enfrentamos os efeitos de uma crise sanitária não totalmente superada; os sinais das mudanças climáticas são cada vez mais devastadores; a recessão econômica é agressiva e sem previsão de melhora; o desemprego e a violência continuam em alta; o fundamentalismo religioso, as fake news, o negacionismo e as teorias da conspiração ganham mais espaço na formação da opinião pública. Além disso, no próximo ano, o já conturbado cenário político brasileiro enfrentará novas tensões.
Diante desse contexto, não há muitas razões aparentes para esperarmos por um ano novo feliz.
Contudo, somos um povo de fé.
A prática da fé, muitas vezes, parece beirar a ingenuidade ou até a irracionalidade. Por vezes, olhamos para o mundo ao nosso redor como crianças que desconhecem os riscos ou a gravidade da situação. Mas isso acontece porque acreditamos na intervenção sobrenatural de Deus.
Cremos num Deus que se move, interfere, orienta e provê. Embora não tenhamos controle sobre Suas ações ou conhecimento prévio de Seus planos, confiamos no caráter do Senhor. Sabemos que Ele é bom, misericordioso e cheio de amor. Ele é socorro presente nas tribulações, como nos ensina o salmista. Essa certeza não vem apenas das Escrituras Sagradas, mas também de muitas experiências vividas por irmãs e irmãos que testemunharam a fidelidade de Deus.
Por isso, e somente por isso, seguimos para o novo ano cheios de esperança. Ainda que todas as previsões e projeções sejam ruins; ainda que os sinais apontem para dias difíceis; ainda que nossos olhos enxerguem motivos para desânimo, em esperança cremos que o Senhor estará conosco, e isso nos basta.
Se o ano for difícil, o Senhor continuará sendo bom. Se enfrentarmos desafios mais intensos, Ele será o nosso socorro. Mesmo que tudo ao nosso redor desmorone, Ele permanecerá como a rocha firme sob nossos pés.
Essa é a nossa esperança.
Assim, resistimos e caminhamos. Sabe por que esperamos um feliz ano novo? Porque o Senhor, razão da nossa esperança, já está lá e nos aguarda. Ele é a certeza de que, em qualquer cenário, Sua presença nos sustentará.
Feliz ano novo vivido na presença do Senhor.
Pr. Lázaro, Taiane, Laura, Tito e Lis
@IB Alvorada - Aracaju, SE.
Texto de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário